segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Frases transcendentes

Desculpem insistir, já que tanto se tem falado de Fernanda Câncio na blogosfera, mas não consigo…. É superior às minhas forças!
É que há frases que, enfim, me parecem transcendentes.
Vejamos:

“Voto SIM porque sou pela vida.”

“Voto SIM porque sou pelas vidas, as vidas das pessoas, concretas e existentes e viáveis, e não por uma ideia abstracta e esdrúxula de vida com maiúscula, uma ideia que pune e persegue e mata e leva à fogueira o que alegadamente quer preservar.”

“Já imaginaram a miséria que é ter um filho porque não se teve dinheiro para pagar um aborto?”

“Voto SIM pelas grávidas felizes.”

“Voto SIM porque sou contra a liberalização selvagem do aborto(…).”

“Voto SIM porque quero deixar de ter vergonha do meu país."


Tudo isto seria uma comédia, se não fosse uma tragédia.
As citações não precisam de comentários, consomem-se e apodrecem na sua gigantesca contradição. Cada uma delas me enche de uma enorme revolta.

6 comentários:

Ana Lopes disse...

De facto, a contradição destas palavras é, no mínimo, chocante. Diz Fernanda Câncio que “Voto SIM porque sou pela vida.” Vota SIM pela vida? Mas pela vida de quem? Pela do bebé não é de certeza... Diz também que “Voto SIM porque sou contra a liberalização selvagem do aborto(…).” Pois a "liberalização selvagem do aborto" é precisamente o que está em causa...e se é contra isto, o que tem a fazer é votar NÃO.
Mas no meio de todo este discurso, há ainda espaço para uma interrogação revoltante: “Já imaginaram a miséria que é ter um filho porque não se teve dinheiro para pagar um aborto?” É tanta a minha incredulidade perante este raciocínio que só consigo responder com outra pergunta: já imaginaram a miséria que é matar um filho porque a essa mãe foi negada a verdadeira alternativa, a ajuda?

Anónimo disse...

Mas quem é esta Fernanda Câncio? Palhaça comediante?

Afonso Reis Cabral disse...

Esta Fernanda Câncio, apesar de aparentar ter veia de comediante, é jornalista, salvo erro no Diário de Notícias!

Anónimo disse...

Esta Fernanda Câncio é o SIM transparente!

Taitz disse...

“Já imaginaram a miséria que é ter um filho porque não se teve dinheiro para pagar um aborto?”
...:O estou boquiaberto! Assustador!

Anónimo disse...

“Voto SIM porque sou pela vida.” Fernanda Câncio
Fernanda...muito bem, muito bem...com que então pela vida...vida de quem já agora? È que pela pessoa , pelo humano, pela vida que já existe, de facto, no ventre da sua mãe, não é de certeza...Fernanda Câncio..com toda a sinceridade...és parada cerebral!!!