quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Diário de um inocente

3 de Dezembro de 2006 - Hoje começou a minha vida. Os meus pais ainda não sabem. Sou apenas uma célula, o ovo, mas os meus quarenta e seis cromossomas conferem-me uma identidade genética única. Serei uma menina, terei cabelos castanhos claros, olhos verdes e uma estatura mediana. Os cientistas diriam que tudo isto já tenho impresso no meu código genético.

17 de Dezembro de 2006 - Cresci um pouco, mas ainda sou muito pequena pois só tenho 2 semanas. A minha mãe ainda não sabe que me está a carregar consigo e a alimentar-me com o seu próprio sangue. Mas hoje ela vai fazer um teste de gravidez e ficará a saber de tudo! Descobrirá que me transporta viva dentro dela.

24 de Dezembro de 2006 - O meu coração já começou a bater sozinho e, a partir de agora, ele baterá sem parar por toda a minha vida. Nos meus vasos sanguíneos circula sangue diferente do da minha mãe. O meu sistema nervoso e os meus órgãos principais começam a ganhar forma. A minha mãe, entretanto, está a preparar-se para a festa de Natal. Amanhã é o aniversário do meu Criador e Salvador.

31 de Dezembro de 2006 - A minha mãe está a preparar-se para a passagem de ano. Ela sabe que não pode beber bebidas alcoólicas nem ficar até tarde porque eu preciso de descansar. Apesar de só ter 4 semanas já estou 10 000 vezes maior do que era no início. Os meus braços e pernas estão a tomar forma mas ainda vou ter que esperar até que as minhas perninhas me possam levar a correr para os braços dos meus pais e a pular na passagem de ano. Já tenho a abertura da boca e já começam a formar-se os meus olhos e os meus ouvidos, os aparelhos digestivo e respiratório e os nervos motores.

7 de Janeiro de 2007 - Tenho 0,4 cm. Já me movimento. Nas minhas mãos e pés começam a formar-se alguns dedos pequeninos. São visíveis os meus traços faciais, incluindo a boca e a língua. Os meus olhos já têm retina e cristalino!

14 de Janeiro de 2007 - Hoje faço 6 semanas. Já tenho 1,5 cm. As minhas ondas cerebrais já se podem detectar num electroencefalograma (EEG). Tenho pálpebras, saliências auriculares, o lábio superior e a ponta do nariz. O meu esqueleto, ainda de cartilagens, está totalmente formado. Os meus braços e pernas aumentam muito em comprimento e já tenho os dedos mais compridos.

21 de Janeiro de 2007 - Cresci mais um bocadinho. Já tenho cerca de 2,0 cm e peso cerca de um grama. O meu esqueleto já começou a calcificar-se. Tenho receptores da dor, tiróide, glândulas salivares, brônquios, pâncreas, canais biliares e anús. Já se começaram a formar os primórdios dos meus dentes de leite, os ovários e a vagina. O meu cérebro desenvolveu-se muito e já tenho muitas funções vitais, movimentos espontâneos e reajo a alguns estímulos. Atenção se me mexerem eu já sinto!

28 de Janeiro de 2007 - Completo hoje 8 semanas. Acabou o meu período embrionário. Há quem me designe agora por feto. As minhas principais estruturas do sistema nervoso central estão formadas e os meus neurónios começam a migrar para o córtex cerebral. Os primórdios de todos os meus órgãos principais estão já formados. Tenho músculos nos membros superiores e inferiores, no tronco e na face. Tenho as minhas orelhinhas e dedos das mãos e dos pés já completamente formados. Já respondo a muitos estímulos: se me tocarem na boca em abro-a; se me puserem um objecto na mão eu já o agarro, já flicto os dedos dos pés, etc.

4 de Fevereiro de 2007 - A minha mãe foi fazer hoje uma ecografia mas ainda não deu para ver bem que eu era uma menina. Cresci mais um pouco. Tenho 5 cm e peso cerca de 8 gramas. Engulo, mexo a língua, chucho no dedo e já posso ver um pouquixinho, mas ainda estou rodeada pela escuridão. A minha mãe queixou-se ao médico que eu me mexo muito. E é verdade porque eu estou viva!

11 de Fevereiro de 2007
- Hoje faço 10 semanas. Tenho 6 cm e peso cerca de 14 gramas. Os meus ossos cresceram mas a minha coluna e as minhas costelas são ainda moles. Já tenho um registo de catividade cerebral consistente através de um EEG. Produzo insulina e bílis. Começaram a formar-se as minhas unhas das mãos e os meus dentes. Já tenho as mesmas impressões digitais que aparecerão no meu bilhete de identidade. Tenho pestanas, abro e fecho os olhos, e já posso fazer sons porque as minhas cordas vocais já estão formadas.

Mãe estou a ouvir o teu coração a bater muito. O que é que me está a acontecer? O que é que estão a fazer-me? Estão a magoar-me... Mãe, não deixes que me matem! Não, não...!

Sem comentários: