sábado, 13 de janeiro de 2007

Amanhã, dia 13, a não perder!

Mesmo estando já em cima da hora não posso deixar de lembrar o acontecimento de amanhã:

"Porquê e como colaborar no Não ao aborto" é o título do encontro que irá decorrer, amanhã, no Auditório 1 da UCP no Porto.A inciativa é promovida pela Associação Criança e Vida e com o apoio da Associação Mulheres em Acção.
Na Mesa Redonda participam o Juiz Pedro Vaz Patto, o Médico Roberto Roncon, o Psiquiatra Carlos Ramalheira e terá como moderadora Alexandra Tété. Haverá um período para debate seguido da apresentação de experiências de voluntariado em iniciativas de apoio a grávidas prestado na Associação Norte, Família e Vida, mais conhecida por Vida Norte. Esta apresentação está a cargo da Psicóloga da Obra do Frei Gil, Graça Fonseca. Serão abordadas as questões legais, psicológicas e médicas do aborto, prometendo ser uma oportunidade enriquecedora para todos os participantes. A Comissão de Honra do Encontro é constituída por José Pedro Aguiar-Branco (Mandatário do Norte pela Vida), Joaquim Azevedo (Presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica), Padre Lino Maia (Presidente da UDIPSS-Porto), Rodrigo Queirós e Melo (Presidente da Associação dos Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo-Aeep) e Guilhermina Malvar da Fonseca (Licenciada em Ciências da Educação).

15 comentários:

Anónimo disse...

Desculpa tens alguma coisa contra o aborto? Nao achas que deve ser legalizado?

Pedro Machado disse...

contra as mulheres que abortam? eu? nada....
apenas contra as pessoas que obrigam e não deixam outra solução às mulheres portuguesas. Mentaliza-te de uma coisa caro filipe, as mulheres não praticam o aborto porque querem ( exceptuando as psicopatas ), elas abortam porque são "empurradas para isso" e ninguém as informa das alternativas a esse pesadelo.
mas se me explicares melhor as tuas dúvidas talvez eu te consiga responder com mais clareza...

aesperadofim disse...

é assim eu posso nao ser um entendido na materia,mas acho que o aborto ate as 10 semanas de vida do feto deveria ser legalizado. Imagina que uma rapariga de 15 anos fica gravida por ter sido violada? Imagina que uma rapariga com 18 anos tem um azar em que o preservativo arrebentou e ela nao tomou nenhuma precauçao? Achas que se deve dar a essas mulheres o "fardo" de ter de criar um filho com essa idade? Porque mais tarde vao acabar por fartar-se e por o filho numa casa de adopçao. Mas é a minha opiniao

Pedro Machado disse...

caro filipe:
referiste dois casos importantes:
o primeiro o caso de violação, tal como podes ver no nosso artigo intitulado de "lei actual", a dita cuja já permite o aborto nesses casos até as 12 semanas.
O segunda caso, que diz respeito a uma falha dos contraceptivos, parece muito mais digno de um ser humano ter essa criança, e caso não tenha condições para a criar ou não tenha paciência, entregaria a criança a uma das muitas instituições e casas de adopção que existem no nosso país. É preciso compreender que está em causa a vida de um ser humano e que ela não pode ser aniquilada apenas porque a mulher não quer transportá-la no sei seio durante 9 meses. Acredito que casos de gravidez indesejada são de facto um problema para a mulher, mas esse problema não pode ser resolvido com outro ainda maior. Problema esse que para além de ser uma aniquilação de uma vida humana constitui perigos graves para a mulher. O sindrome pos aborto é uma realidade e afecta a grande maioria das mulheres que abortam.

Anónimo disse...

Eu estou mais ou menos a par dos riscos que a mulher passa durante e depois do aborto, mas é por isso que eu sou a favor da legalizaçao do aborto, porque existem muitas mulheres que o fazem sem estarem informadas dos riscos, consequencias, etc. Logo, se for legalizado, haverá mais campanhas de sensibilizaçao e mais informaçao acerca do que aquela mulher se vai sujeitar! Ao fim ao cabo,mesmo sem ser legalizado, ha mulheres que o fazem por opçao propria,nao por serem obrigadas pelo namorado,marido ou familia.

AnaRute disse...

?? aborto? Pedro Machado e Filipe...*
nao sei se de algum forma vou contra ao que algum de voces está a expor mas... o aborto é 'matar' uma vida que se está a começar a forma certo? antes das dez semanas? nao me parece que se esteja a dar cabe de uma vida mas sim daquilo que pode gerar uma vida....
posto isto, tambem a toma da pilula contraceptiva me parece um 'aborto' então.. está de facto a impedir algo de se formar... está a impedir a fecundação certo? enfim....
parece-me que ainda hoje ng sabe discutir isto da forma exacta.. assim como eu claramente tb n consigo... e desculpem-me dizer isto!
mas eu concordo sim com o oborto... e concordo ate certo ponto...
no caso da violação, parece-me obvio que realmente ele seja feito, e como disse o pedro machado, ele já está legalizado até às doze semanas, o que me parece realmente suficiente...
no caso de uma jovem de 18 anos engravidar... parece-me a mim que tem idade suficiente para assumir esse filho, para o trazer em si durante nove meses, para inclusivamente depois disso cuidar dele , e saber cuidar...
mas como nos sabemos.. nem todas as jovens de 18 anos são iguais... há jovens que vivem normalmente e em condições aceitaveis, há outras que nem por isso.... que carecem de bens humanos, de bens sociais e culturais... que simplesmente não estao preparadas, que simplesmente o meio onde vivem pode ate nem lhe proporcionar grande informação acerca da gravidez na adolescencia e dos cuidados a tomar.... e neste caso, acho que temos que ser humildes...
nao se pode comparar uma miuda de 18 anos que tem um lar, um ambiente familiar e economico estavel, com uma miuda da mesma idade que carece disso.... é obvio que se não é saciada relativamente às necessidades básicas, é impossivel de atingir as de grau mais elevado... e aí não me parece que seja tão simples quanto " ela ter o filho e dá-lo para adopção".... :S.... as coisas não são tão simples assim!
há imensas coisas que estão em questão....
uma questão que costumo colocar normalmente é a de por exemplo termos conhecimento que de uma gravidez vai nascer alguem com deficiências e que a sua vida n irá ser fácil nem para ele ,nem para os pais.... opa possa... um ser com deficiencias tem tanto direito à vida como qq outro, mas será que merece??? será que merece vir ao mundo e sentir-se diferente? sofrer e fazer sofrer?? será que merece a pena??? ...nem sempre o valor " vida" merece ser dos maiores.... mas isso é a minha opinião...
continuo a dizer que temos que ser suficientement humildes perante estes casos..
não e preciso sermos completamente rigorosos... não é preciso criar algo tipo " ou sim, ou nao ao aborto"...

Pedro Machado disse...

utinha tem razao quando diz que o aborto é uma questão muito complexa e que se tivessemos de discutir todas as suas particularidades nunca sairiamos daqui... não existe um sim ou um não ao aborto mas existe um sim ou não à pergunta do referendo...
penso que estamos todos de acordo que o aborto é uma coisa indesejável e por isso deve-se evitar. Agora eu pergunto, se o aborto é uma coisa indesejavel pk vamos nós de dar o aborto como solução à mulher?
existe outras maneiras de resolver os problemas da mulher.... nenhuma mulher deseja o aborto!
referiu que a questao de dar o filho para adopção nao era assim tão simples... ou sei que não, é uma dor imaginável para a mulher, mas a dor de abortar e de "passar o resto da vida a pensar qu não o devia ter feito" ( e cito assim o cartaz da "naoobrigada" )e muito maior e dolorosa. Parte das mulheres acabam mesmo por decidir ficar com o filho depois de nascido mas outras entregam mesmo os filhos a instituições e casas de adopção, e acredite já ouvi testemunhos de ambas as partes e não são iguais. Mas também já ouvi testemunhos de mulheres que abortaram e lhe garanto qúe é dos piores sofrimentos que o mulher pode ter. O pensamento de que o filho podia estar ao pé dela ou que até podia estar longe, numa instituição, mas que ele saberia que a mãe teve força e coragem para o dar à luz, causa danos perfundissimos nas mulheres, algumas entram em depressã, outras suicidam-se, muitas tem "visitas" de bebes durante o sonho, e grande parte começam a chorar de cada vez que vêm uma grávida.
Como deve estar a imagianr, nenhuma mulher, e como ja disse, pratica o aborto pk quer. É preciso dizer às mulheres que existem alternativas!
e existem quem as apoie e ajude e defende, já que o governos não o faz!
que tipo de governo e de amigo, dá a uma pessoa uma coisa que lhe não faz bem?!
relativamente aos defecientes deixo a minha experiência de que um defeciente numa família é muitas vezes causa de felicidade e de força, em geral são pesoas muito felizes, e não podemos estar a decidir se eles devem ou não viver. É preciso encarar com optimismo e força esses casos pk não são menos que nós e são pessoas humanas. Na constituiçaõ portuguesa lê-se: "protecção da vida, independentemente da raça, cor ou perfeição". Não me considero mais homem que um defeciente antes pelo contrario, penso que na sua maioria são pessoas fantásticas e maravilhosas.
Sobre este assunto irei publicar ,se conseguir ainda hj, um artigo veridico escrito por um amigo meu cujo o irmão é deficiente, e o qual aconselho a leitura.
Para terminar existe uma grande diferença entre a pilula e o aborto. A pilula ivita uma concepção e por isso não se chega a formar um ser. Obviamente que pode ou não estar a quebrar um processo de formação de um ser vivo mas de facto esse ser ainda não existe e existem milhões de opções para esse provavel ser.Pelo contrario o aborto destroi um ser humano já caracterizado e único e por isso é tão repugnavel como um homicidio. É também de referir que existem pilulas abortivas ( como a pilula do dia seguinte ) ja autorizada, e que não necessita de receita médica, para o caso de os contraceptivos falharem.

Anónimo disse...

Eu acho que a decisao deve de ser dada a mulher! para que fazer uma coisa ilegal,quando o podem fazer legalmente,com apoio do estado! Era viavel a opçao de ter um filho,se vivessemos num pais como a Alemanha,que da a cada mae 25000€ para criar o filho,e da todos os apoios necessarios! E la o aborto é legalizado,se nao me engano! Aqui em Portugal,quais sao os incentivos para uma futura mae? Nenhuma,alias ha muitas maes a que lhes é recusado trabalho, por terem um filho,e nao puderem depositar toda a sua atençao ao trabalho! e acredita que conheço muita gente assim! É uma questao muito delicada,que acho muito dificil de discutir

AnaRute disse...

continuo a ser da opinião que... falam disto como se fosse algo muito simples, que na verdade não é!
a vida por vezes não é o valor mais alto no meio de tantas outras condicionantes e outros valores....
sei dos riscos que a mulher corre, acredita que sei...tenho conhecimento dos danos mentais... mas por exemplo, uma rapariga de 16 anos, que toma a pilula, que usa preservativo e que ele por acaso rebenta e fico gravida , porque como é obvio penso que não vai ficar porque afinal protegia-se com a pilula para além do preservativo.... acha que é justo ter que ter um filho? n foi descuido.... n foi por falta de protecção... era justo? uma crianca de 16 anos com um filho nos braços? ia dá lo para adopção? ja pensou nos danos psicologicos da crianca depois disso? ja pensou no quão triste é sentir e perceber que alguem nos abandou a nascença, seja porque motivo for?

Pedro Machado disse...

a utinha sugere então que se mate o bébé e o problema fica resolvido aparentemente. No meio disto tudo ficam as clinicas mais contentes, o estado também lá vai indo na sua, a mulher continua a sua vida quase normal ( tirando aquela grande percentagem de mulheres que ficam traumatizadas ), e a utinha também fica contente pk votou SIM e como já tem mais de 10 semanas não precisa de se preocupar. E eu pergunto: que acha o bébé? alguem lhe perguntou alguma coisa? eu acho k entre passar a vida sem conhecer os pais e ser morto pelos pais antes de nascer a criança ia preferir a segunda opção. mas a criança não tem direitos! pk so tem 9 semanas. o problema aqui é as pessoas optarem sempre pelo mais simples: não custa nada vai-se a clinica e resolve-se o problema. Em primeiro lugar como já disse varias vezes isso não resolve problema nenhum pk a mulher vai ter consequências e em segundo está-se a matar uma vida humana, com dez semanas, com coração, com 4,5 cm, com impressões digitais, unica, com todos os orgãos já definitivos, com nariz, olhos, boca, orelhas, etc
porque não optar pela opção aparentemente mais complicada mas mais digna de um ser humana: levar a gravidez até ao fim!
existe que apoie as mulheres!
diga-me utinha: qual o seu valor mais alto?
ps: volto a lembrar para esse caso que mencionou existe a "pilula do dia seguinte" que é uma pilula abortiva e que não necessita de receita médica, e que é usada para casos como o que referiu em que os contraceptivos falhem

Pedro Machado disse...

caro filipe:
penso que estas correcto...
portugal não dá condições...
MAS TEM QUE DAR!
ESSAS CONDIÇÕES TEM QUE SER DADAS A MULHER! É PRECISO LUTAR NESSE SENTIDO!
O ESTADO TEM RESPONSABILIDADES PARA COM ESSAS MULHERES!
mas quem tem lutado verdadeiramente nesse sentido? os do sim que se dizem defensores das mulheres? nao! são os do NÃO que nestes ultimos anos tem lutado com o objectivo de criar essas condições. existem associações que recebem essas mulheres e que cuidam delas. e tu dizes: mas não chegam. fica sabendo que ainda não encontrei nenhuma mulher que pedisse ajuda e que a ajuda não lhe tivesse sidp concedida por parte dessas associações. o problema é que poucas mulheres são informadas dessas ajudas oferecidas por pessoas que não a sua vida a trabalhar nisso. mas se for preciso criam-se mais, esta-se a trabalhar nisso, é um desafio.
"para que fazer uma coisa ilegal,quando o podem fazer legalmente,com apoio do estado", eu pergunto: para quê fazer essa coisa se existem alternativas?!

mesmo que não existissem alternativas, vai-se legalizar uma coisa só pk ela é praticada na mesma clandestinamente? um problema não pode ser resolvido com outro!

Anónimo disse...

caro Pedro,o que estas a dizer é totalmente incorrecto! Até as 10 semanas de gestaçao,poucos orgaos estao formados! Eu aceito a tua opiniao,aceito o teu nao,mas acho que nao é correcto! Acho que a mulher iria ter muito menos problemas se tivesse todas as hipoteses a frente dela! Mas pronto,é apenas a minha opiniao

Anónimo disse...

Só para tirar algumas dúvidas:

"O embrião reconhece-se pela primeira vez dentro do blastocisto cerca de 10 dias depois da fertilização. Pouco depois, a zona que se converterá em cérebro e na espinal medula (crista neural) começa a desenvolver-se e o coração e os principais vasos sanguíneos fazem-no cerca do 16.º ou 17.º dia. O coração começa a bombear um líquido pelos vasos sanguíneos lá para o 20.º dia e os primeiros glóbulos vermelhos aparecem no dia seguinte. Em seguida, os vasos sanguíneos desenvolvem-se em todo o embrião e na placenta. A formação dos órgãos completa-se às 12 semanas de gravidez (cerca de 10 SEMANAS DEPOIS DA FECUNDAÇÃO)".

Em http://www.manualmerck.net/?url=/artigos/%3Fid%3D269%26cn%3D1768

Anónimo disse...

10ª SEMANA: "Por esta altura o coração do teu bebé é já muito parecido com o de um recém-nascido. Os seus dentinhos estão a formar-se nas gengivas. Até ao fim da semana todos os órgãos e sistemas do teu bebé estarão formados e a partir de agora só precisam de se desenvolver e crescer".

Em http://www.federacao-vida.com.pt/gravidez/cresce/10semana.htm

É preciso mais?

Unknown disse...

Caro Pi: ha que dizer que estas totalemente certo pois es um tipo 5 *****. Ha aspectos que o filipe por exemplo referiu que ate as 10 semanas QUASE nao ha orgaos formados mas, e se esses QUASE NAO ORGAOS fossem dele, será que gostaria.... em caso de violação nao ha crise pois a lei ja permite....MAS TODOS TEMOS DIREITO HA VIDA!!!!!!!!!!!!abraço Afonso Rodrigues