terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Prós e Contras - Aborto / IVG

Na passada 2ª feira, 5 de Fevereiro de 2007, pudemos assistir a mais um Prós e Contras sobre o tema da liberalização do Aborto / IVG e ficar assim um pouco (muito pouco mesmo) mais esclarecidos acerca dos argumentos defendidos, quer pelo que defendem a sua liberalização, quer pelos apoiantes da vida.

Não há dúvida de que um dos destaques da noite foi a clareza de pensamento e de conceitos evidenciadas pelo Dr. Lobo Antunes – em contraste com as subtilezas jurídicas em que ambas as partes se enredaram – ao afirmar que o que está em causa é uma vida humana e o direito que outrem tem ou não de decidir arbitrariamente acabar com essa mesma vida. O que os portugueses irão decidir no dia 11 de Fevereiro é se o Estado português deve ou não conferir às mulheres portuguesas o direito de matar os seus filhos, desde que estes não ultrapassem o período de 10 semanas de gestação e em estabelecimento legalmente autorizado (leia-se clínicas de aborto espanholas). Sim ou Não?...Não fosse a enorme quantidade de propaganda sentimentalista dos apoiantes do sim ao aborto-livre (nas circunstâncias referidas) e penso que não haveria dúvidas acerca do vencedor do referendo.

Gostaria também de comentar alguns dos disparates que foram proferidos pelos apoiantes do aborto-livre:

1. “não temos actualmente um regime jurídico que proteja a vida intra-uterina”

De facto, o regime actual prevê que se possam matar seres humanos pelo “simples” facto de não possuírem todas as faculdades exigidas por alguns para que possam ser apelidados de seres humanos com suficiente dignidade para poder nascer.
Então, segundo os apoiantes do sim, como “não temos actualmente um regime jurídico que proteja a vida intra-uterina”, liberalizamos o aborto!!! Simples, não é?! Como não se protege o feto, legaliza-se o aborto! Às vezes há soluções tão óbvias que não percebo como é que não nos lembramos delas antes! Está encontrada a solução para o problema da protecção das patentes, para as cópias ilegais de material audiovisual, etc.… Obrigado apoiantes do aborto-livre!

2- “não farei abortos a mulheres com comportamentos sexuais irresponsáveis”

Nem quero imaginar o que terá passado pela cabeça das mulheres presentes na claque do Sim ao ouvir esta tão firme afirmação de “princípios”….Não digo isto, porque me pareça que elas tenham esses comportamentos sexuais irresponsáveis, longe disso, mas simplesmente porque terão perguntado a si mesmas: “mas quem é este senhor para decidir acerca de um comportamento sexual responsável ou irresponsável? Uma facadinha no casamento/união de facto é considerado comportamento sexual irresponsável ou apenas uma forma de apimentar um pouco a relação, de distensão, de descoberta dos verdadeiros sentimentos para com o companheiro? Então não estamos a falar da opção da mulher? Quem é que me vai dizer se posso ou não abortar? O que é feito da minha final e verdadeira emancipação?”

3- “na Suiça a mulher que quer abortar é alvo de aconselhamento”

Esta frase foi proferida por uma senhora possuidora de um curriculum invejável de milhares de abortos que ajudou a levar a cabo e que esteve quase a ser levadas em ombros pela claque do SIM…
Já estou a imaginar o tipo de aconselhamento… “Olhe, tem a certeza que quer limpar a sua barriga duma “coisa humana” que está lá dentro?”
Enfim, as novas heroínas da nossa sociedade…

9 comentários:

Anónimo disse...

Tu és doente.
Felizmente, pessoas como tu constituem uma minoria na nossa sociedade. Não tem nada a ver com tua posição, até porque eu partilho grande parte dos argumentos do "não". Agora, os teus argumentos são de uma tacanhez, de um conservadorismo e de uma presunção confrangedora.
Nota: também há gente idiota como tu no lado do "sim".
Graças a Deus, pouca gente liga a tristes como vocês; sejam os tristes que se benzem quando vêem uma miúda com um piercing na língua como tu, sejam os tristes que têm piercings na língua e pensam que não há limites para a decência e o sentido de responsabilidade.

João Pedro Neto disse...

Caro "anónimo"!

Muito obrigado pelo seu comentário!
só é pena a sua falta de coragem para me insultar e nem sequer se identificar... revela muito acerca da sua pessoa...

Confesso que não compreendo a sua repulsa face aos piercings na língua...pessoalmente acho-lhes bastante piada e quanto mais piercings melhor!

Anónimo disse...

Em que canal dá o jogo com o Brasil?

Anónimo disse...

O assunto é demasiado sério para se brincar.

Ontem, pela 1ª vez, se mostrou em TV para milhares, existirem várias alternativas que despenalizam a mulher, sem despenalizar o acto de aborto.

E sobre isto a grande maioria dos portugueses concorda.

Esperemos apenas que, ganhe o sim ou o não, a mudança de lei tenha em atenção as variantes legais (distintas da alteração que tem sido referida) que melhor vão de encontro aos interesses da maioria.

Anónimo disse...

Eusébio, show de bola?

Anónimo disse...

caro anónimo, um dia vou olhar para o piercing na língua da tua filha e pensar "porque é q votei não??!!!"...

Anónimo disse...

Afinal há sushizada hoje ou não?

Neto, Anônimo, Eusébio, Alexandre Frota e DJ Laze... Responda-me!

P.S. - Estou com uma traça de macaquito que não vos conto nada...

Anónimo disse...

Ainda não percebi como é que funciona o raio do cubo...

Anónimo disse...

isso sodoma...lança a tua ira sobre o tiago...assim sim se percebe a extensão da tua furia...ahhh se fossemos todos assim, reactivos, hoje eramos uma potência mundial...veríamos todas as nossas ideias vingadas...era a nova era dos descobrimentos...força sodoma...Tiaguito, tiaguito...tadinho!!